Os tumores de origem neural são neoplasias que surgem nos neurônios (células do nosso sistema nervoso) ou em células da bainha neural, que fazem parte da estrutura do nosso sistema nervoso.
São tumores pouco frequentes, e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. A região da face e do pescoço, por ser local de passagem de muitos nervos, é especialmente suscetível ao surgimento desse tipo de lesão. Podemos citar o Schwannoma, os neurofibromas e os tumores de bainha neural como alguns dos mais frequentes.
Esse tipo de tumor geralmente ocorre de forma espontânea, mas alguns tipos específicos podem estar relacionados a outros problemas de saúde ou síndromes genéticas.
Quais são os sintomas de tumores de origem neural?
Os tumores de origem neural podem causar sintomas relacionados ao mal funcionamento do nervo em que surgiram, ou então relacionados ao local em que se situam.
Desta forma, podemos ter sintomas neurológicos (como diminuição do olfato, alteração da visão, perda de audição, alteração da fala) ou sintomas por efeito de massa (surgimento de massa cervical, dificuldade para engolir ou respirar, percepção de inchaço em alguma região da face). Podem ser dolorosos ou não.
Quais são as opções de tratamento?
Como na maioria dos tumores sólidos, o tratamento cirúrgico geralmente é a modalidade com maior taxa de sucesso. No entanto, nem todos os tumores estão em locais ou apresentações que seja possível retirá-los. Portanto, devemos avaliar com muita atenção o tipo de tumor, a localização, o tamanho, a presença de sintomas e os antecedentes do paciente. Também é frequente a associação de mais de uma modalidade, como o tratamento radioterápico após a cirurgia.
Como são tumores raros, a experiência do profissional que está investigando é fundamental para o manejo correto. Desta forma, prefira um cirurgião de cabeça e pescoço que tenha realizado sua formação em um centro de referência.