Os tumores de faringe são os tumores que surgem, ou acometem por proximidade, a faringe, que é a porção posterior das nossas cavidades nasal e oral.
Tipos diferentes de tumores podem acontecer nestes locais, sendo os principais o carcinoma espinocelular relacionado ao vírus HPV e os tumores de glândulas salivares. Cada tipo de tumor tem fatores de risco próprios e um comportamento distinto.
Quais são os sintomas de tumores de faringe?
Os sintomas de tumores na faringe vão variar de acordo com o tipo de tumor, localização, tempo de instalação, acometimento de estruturas locais, dentre outros fatores.
Alguns sintomas são mais comuns, por exemplo:
dor ou dificuldade para engolir;
sangue na saliva;
alteração na voz;
surgimento de nódulo ou caroço cervical.
Quais são as opções de tratamento?
Os tumores que acometem a faringe podem ser tratados de forma distinta, a depender de seu tipo e características locais.
O carcinoma espinocelular relacionado ao vírus HPV, por exemplo, apresenta boa taxa de resposta com a associação de quimio e radioterapia, enquanto os tumores de glândulas salivares são quase sempre candidatos a tratamento cirúrgico.
A faringe é uma região de difícil acesso e, por isso, o tratamento cirúrgico deve ser muito bem planejado. A aplicação da cirurgia por via robótica tem sido especialmente útil nos casos de tumores da faringe, e o futuro aponta avanços neste aspecto.
O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional mais indicado para propor o tratamento e coordenar equipes multidisciplinares.