Skip to main content

Bócio


O que é bócio?

O que é bócio?

O bócio tireoidiano é o termo utilizado quando a glândula tireoide apresenta um tamanho maior do que o normal. Para fazer esse diagnóstico é necessário excluir algumas causas temporárias e utilizar informações obtidas em um exame de imagem, geralmente a ultrassonografia de tireóide.

Quais são os sintomas do bócio?

Tireóides que são pouco maiores do que o normal podem não causar nenhum sintoma específico, e ter seu diagnóstico feito quando um exame de ultrassom é realizado por outro motivo.

No entanto, quanto maior for o volume da tireoide, maior a chance dela causar sintomas. Os sintomas mais comuns são: percepção de nódulo ou massa na região do pescoço, dificuldade para engolir ou dificuldade para respirar, sobretudo quando se está deitado.

Quais são as opções de tratamento?

Não existe, até este momento, tratamento medicamentoso capaz de reduzir o tamanho da tireóide. Desta forma, o tratamento é realizado através de cirurgia - a Tireoidectomia, que retira a glândula tireoide.

Não é obrigatório realizar a Tireoidectomia em todos os casos de bócio. Informações importantes sobre a saúde do paciente, a presença de sintomas e o volume da tireóide são levadas em consideração na hora de tomar essa decisão.

O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional mais qualificado para avaliar estes casos e realizar o tratamento cirúrgico, quando indicado.

Para mais informações sobre o procedimento de Tireoidectomia, acesse nossa página de material informativo.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi