Nódulos Tireoidianos

O que são nódulos tireoidianos?
A tireóide é uma glândula que se localiza na parte inferior do pescoço. Ela faz parte do nosso sistema endócrino, ou seja, é responsável por produzir um hormônio que vai atuar em diversas partes do nosso organismo, influenciando nosso metabolismo, apetite, disposição, qualidade das unhas, dentre muitos outros efeitos.
Os estudos mostram que aproximadamente metade da população apresenta nódulos na tireóide, sendo essa frequência maior no sexo feminino e nos idosos. Na imensa maioria das vezes os nódulos tireoidianos são benignos; ou seja, são uma formação nodular de tecido dentro da tireóide, sem impactos para o organismo.
Qual é o tratamento para os nódulos tireoidianos?
É importante salientar que não existe, atualmente, tratamento medicamentoso que consiga eliminar os nódulos tireoidianos.
Por este motivo, os nódulos tireoidianos podem ser tratados de duas formas: através da retirada cirúrgica da glândula tireóide (Tireoidectomia) ou através de procedimentos ablativos (procedimentos menos invasivos, guiados por exame de imagem, que utilizam modalidades de energia que “queimam” o nódulo e não envolvem a retirada da glândula).
As duas formas de tratamento têm vantagens e desvantagens, sendo função do médico cirurgião de cabeça e pescoço avaliar cuidadosamente todos os fatores do paciente e do nódulo em questão para definir o tratamento mais adequado.