Skip to main content

Ressecção de pólipos e tumores das cordas vocais


O que é o câncer de tireóide?

O que são pólipos e tumores das cordas vocais?

A região das cordas vocais é uma área muito nobre para o correto funcionamento do nosso organismo, pois são as cordas vocais que articulam a nossa fala, permitem a passagem durante a respiração e protegem o nosso pulmão durante a ingesta de alimentos.

No entanto, a região das cordas vocais está suscetível a diversos tipos de trauma, desde traumas relacionados a esforço vocal, até traumas relacionados a fatores de agressão local, como cigarro, doença do refluxo e ingesta alcoólica.

Esses mecanismos de trauma repetitivos favorecem o surgimento de pólipos e outros tipos de lesão na região das cordas vocais e da supraglote, que se localiza logo acima das cordas vocais. Alguns pólipos são apenas tecidos de regeneração que o nosso organismo desenvolve para proteger uma região que sofreu um trauma. No entanto, alguns desses pólipos e outras lesões, sobretudo as úlceras, podem ser de natureza maligna.

Quais são os sintomas de pólipos e tumores das cordas vocais?

Por se tratar de uma região responsável pela passagem de ar, pela proteção da via aérea e pela articulação da fala, os sintomas podem ser de diversos tipos, incluindo:
  • rouquidão, voz que falha ou voz soprosa;
  • sangue no catarro;
  • falta de ar ao esforço físico ou ao repouso;
  • pigarro persistente;
  • pneumonias de repetição;
  • dor ou dificuldade para engolir.
Não é possível discernir uma lesão maligna de uma lesão benigna apenas pelos sintomas ou aparência ao exame clínico.

Quais são as formas de tratamento?

Lesões identificadas precocemente geralmente podem ser tratadas com procedimento cirúrgico chamado laringoscopia de suspensão, no qual um aparelho é introduzido com o paciente sob anestesia geral, permitindo a exposição e a manipulação da região das cordas vocais.

No entanto, lesões malignas e que estejam em fases mais avançadas podem necessitar de cirurgias mais complexas, envolvendo retirada dos gânglios cervicais, e eventualmente demandam tratamentos adicionais, como radioterapia e/ou quimioterapia.

Desta forma, na presença de qualquer um dos sintomas listados acima, o cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado imediatamente.

Sintomas avaliados precocemente significam diagnósticos mais precoces e, consequentemente, tratamentos mais efetivos e menos agressivos.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi