Skip to main content

Base de crânio


O que é a base de crânio?

O que é a base de crânio?

A base de crânio é uma região de interface, ou seja, de transição entre a face e o crânio, cavidade que abriga o cérebro. É uma região de altíssima complexidade anatômica, pois muitas estruturas passam por essa região, incluindo artérias, veias e nervos com funções muito importantes para o funcionamento do nosso organismo e dos nossos sentidos.

Existem muitas patologias que podem acometer essa região; na maioria das vezes são tumores, benignos ou malignos, que exercem efeito de massa nas estruturas da face ou no cérebro. Dentre os tipos de tumores que podem acometer essa área, podemos citar: melanoma, neoplasias mesenquimais (sarcomas, rabdomiossarcomas), neoplasias neurais (schwannomas, neuromas, estesioneuroblastomas), tumores vasculares (paragangliomas, nasoangiofibromas, hemangiomas), tumores de origem epitelial (carcinomas espinocelulares, carcinomas basocelulares) e tumores de origem linfática (linfomas).

Quais os sintomas de um tumor da base do crânio?

Os sintomas vão depender de diversos fatores, sendo os principais o tamanho do tumor, a localização e o tipo do tumor (alguns tipos apresentam um caráter mais infiltrativo, enquanto outros apresentam um comportamento de efeito de massa).

Ou seja, são muitos os sintomas possíveis, desde sintomas aparentemente leves (como diminuição da percepção do olfato, sensação de obstrução nasal, queda de dentes sem motivo claro) até sintomas que chamam a atenção rapidamente (como sangramentos nasais persistentes, visão dupla, percepção de inchaço em uma região da face, vertigem, alteração da audição, entre outros).

Quais são as opções de tratamento?

Os tumores da base do crânio são condições de alta complexidade, e necessitam de uma equipe altamente especializada para poder avaliar e tratar adequadamente.

Cada caso é único, e, a depender do tipo de tumor, localização, tamanho e condições de saúde do paciente, podem ser realizados tratamentos cirúrgico, radioterápico, quimioterápico, imunoterápico, dentre outros.

É fundamental que, na suspeita ou confirmação de uma lesão na região da base do crânio, o cirurgião de cabeça e pescoço especializado em cirurgia de base do crânio seja consultado imediatamente, pois o diagnóstico precoce é essencial para que o tumor possa ser tratado, e que o tratamento ofereça o mínimo de impacto possível.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi