Skip to main content

Biópsias de lesões na boca


Biópsias de lesões na boca

Quais estruturas compõem a boca?

A boca é a porta de entrada do nosso sistema digestivo. Ela inclui os lábios, as arcadas dentárias, as gengivas, a mucosa que reveste as bochechas internamente, o assoalho da boca, o céu da boca e quase toda a língua. 

A boca é fundamental para diversas funções do nosso organismo, principalmente relacionada à alimentação e à fala.

Que tipos de lesão podem acontecer na boca?

Muitos tipos diferentes de doenças e lesões podem acometer a boca. Lesões de natureza benigna ou maligna podem estar presentes em qualquer parte da cavidade oral.

Alguns tipos de lesão, como os ferimentos no lábio, podem ter como fatores de risco a exposição à luz solar e o hábito de fumar.

Outros tipos de agressão aos tecidos da boca bastante comuns são o álcool, a má higiene oral, a infecção por alguns agentes como o HPV, traumas crônicos como prótese odontológica má ajustada, e alterações funcionais, como disfunção da articulação temporomandibular.

Desta forma, toda ferida que surge na boca e persiste por mais de 14 dias deve ser avaliada por um cirurgião de cabeça e pescoço. Essas feridas podem ser indolores ou dolorosas, podem vir acompanhadas de nódulos cervicais, ou podem ainda dificultar a ingesta alimentar e atrapalhar a fala.

Quais são as opções de tratamento?

É essencial realizar uma consulta médica detalhada, com identificação de todos os possíveis fatores de risco para surgimentos de doenças da boca. Além disso, o exame físico e a realização de exames de imagem também são fundamentais. 

Alguns tipos de lesão exigem biópsia para terem seu diagnóstico confirmado. O tratamento depende do tipo de lesão, localização, tamanho, impacto funcional, antecedentes pessoais, dentre outros fatores.

Lesões benignas também podem acontecer na boca. É o caso, por exemplo, da infecção por candidíase (um tipo de fungo) ou lesões mucosas como hemangioma.

O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional mais treinado para investigar e tratar as lesões que surgem na boca.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi