Skip to main content

Biópsias de lesões na faringe


Biópsias de lesões na faringe

O que é a faringe?

A faringe corresponde à parte posterior do nosso trato respiratório e digestivo; ou seja, é uma região que se estende desde atrás do nariz, passando pelo fundo da boca e chegando até a transição para as cordas vocais e para o esôfago, órgão que comunica a garganta com o estômago.

Que tipo de doenças podem acometer a faringe?

A faringe é uma região muito nobre, fundamental para diversas funções do nosso organismo e composta por tecidos de vários tipos.

Por isso, a faringe pode ser o local de desenvolvimento de vários tipos diferentes. Podemos citar os quadros infecciosos, já que é uma região rica em tecido linfóide;  surgimento de tumores epiteliais (como o espinocelular, relacionado ao álcool e cigarro); tumores relacionados ao vírus HPV; lesões que surgem em glândulas salivares espalhadas nesta região; doenças sistêmicas (como amiloidose).

Diante de tantas possibilidades de doenças, os sintomas também são bastante variados. Dentre os mais comuns, temos:

  • surgimento de ferida que não cicatriza;
  • dor para engolir;
  • alteração na fala (como se houvesse comida no fundo da garganta);
  • mau hálito;
  • perda de peso;
  • surgimento de caroços no pescoço;
  • sangramento na saliva;
  • dentre outros sintomas.

Quais são as opções de tratamento?

As formas de tratamento possíveis podem ser elencadas quando houver certeza diagnóstica. Uma consulta médica detalhada, com levantamento adequado dos dados pertinentes, exame físico e realização de exames complementares são essenciais para chegar ao diagnóstico.

Doenças infecciosas ou sistêmicas podem demandar apenas tratamento medicamentoso, enquanto a maioria dos tumores e lesões de glândula salivar se beneficiam primariamente de procedimento cirúrgico.

O cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado sempre que houver um ou mais dos sintomas citados acima.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi