Parótida

O que são as parótidas?
As parótidas são glândulas produtoras de saliva, e se localizam à frente das nossas orelhas. Todas as pessoas possuem duas glândulas parótidas, uma de cada lado da face.
O processo de digestão dos alimentos já começa na cavidade oral, e a saliva ocupa um papel fundamental, permitindo a umidificação e quebra do alimento, além de conter diversas enzimas que iniciam a degradação do mesmo.
As glândulas parótidas podem apresentar crescimento de massas e nódulos em seu interior, além de sofrer processos inflamatórios (sialoadenites).
Quais são os sintomas de lesões nas glândulas parótidas?
-
surgimento de massa ou inchaço na região anterior à orelha;
-
mudança no formato do ângulo da mandíbula;
-
elevação do lóbulo da orelha.
-
surgimento de úlcera ou lesão de pele anterior à orelha;
-
dor na região das glândulas parótidas;
-
paralisia facial, podendo ser de apenas uma parte ou de um lado inteiro da face.
Quais são as opções de tratamento?
O tratamento é específico para cada tipo de patologia que pode acometer as glândulas parótidas.
De forma geral, inicia-se a investigação com história clínica e exame físico. Posteriormente, exames de imagem e, eventualmente, biópsias são realizados.
O tratamento cirúrgico com retirada de parte ou toda a glândula parótida (chamada Parotidectomia) é o tratamento de escolha para a maioria dos nódulos que surgem nas parótidas.
É fundamental que a investigação e tratamento sejam feitos por um cirurgião de cabeça e pescoço bem treinado, pois o nervo facial, que controla a movimentação dos músculos da face, passa dentro dessa glândula, e pode sofrer alterações temporárias ou definitivas em caso de lesão durante a cirurgia.
-> Leia mais a respeito da Parotidectomia em nossa página de material informativo.