Skip to main content

Hiperparatireoidismo secundário


Hiperparatireoidismo secundário

O que é o hiperparatireoidismo secundário?

O hiperparatireoidismo secundário ocorre quando as glândulas paratireóides produzem o hormônio PTH em grande quantidade, mas de forma responsiva a um estímulo orgânico. A principal causa é a doença renal crônica (DRC), em especial quando o paciente está no estágio V, ou seja, depende de realização de diálise para o funcionamento correto do organismo.

Quais são os sintomas do hiperparatireoidismo secundário?

As principais repercussões do alto nível do PTH nos pacientes que desenvolvem hiperparatireoidismo secundário são em relação ao metabolismo ósseo.

Desta forma, dores ósseas, perda de massa óssea e ocorrência de fraturas são os sintomas mais prevalentes, e, com frequência, são motivo de indicação de tratamento cirúrgico.

Quais são as opções de tratamento?

O hiperparatireoidismo secundário é uma condição metabólica que cursa com produção excessiva do hormônio PTH, afetando o metabolismo ósseo. Em fases iniciais, o hiperparatireoidismo secundário pode responder a tratamentos medicamentosos que visam equilibrar a eliminação dos sais do sangue da forma adequada, fazendo com que o PTH se mantenha em um nível relativamente controlado.

No entanto, a tendência com o avançar do tempo é que as glândulas paratireoides produzam cada vez mais PTH, não sendo mais possível controlar seu nível de forma medicamentosa.

Nesses casos, o tratamento cirúrgico geralmente é indicado, e consiste em uma cirurgia chamada Paratireoidectomia total com auto enxerto, que é a retirada das quatro glândulas paratireóides e a implantação do fragmento de uma delas em outro local, geralmente em um músculo do antebraço.

Existe a possibilidade também de ser realizada a Paratireoidectomia subtotal, na qual se mantém um fragmento de uma das paratireoides no local de origem. Ambas as técnicas apresentam bons resultados, e a definição da melhor estratégia cirúrgica é feita pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi