Skip to main content

Laringoscopia de suspensão


Laringoscopia de suspensão

O que é laringoscopia de suspensão?

Laringoscopia de suspensão é um procedimento realizado em centro cirúrgico, com paciente sob anestesia geral, no qual é introduzido um aparelho que permite a elevação de todo o assoalho da boca e parte da garganta, garantindo uma visualização excelente da laringe, região que contém as cordas vocais.

Além de permitir a visualização, também é possível passar pinças através do laringoscópio, permitindo a realização de procedimentos como retirada de lesões e alterações nas cordas vocais.

Quando é realizada a laringoscopia de suspensão?

Indicamos a laringoscopia de suspensão na suspeita ou confirmação de alguma lesão que acometa a região das cordas vocais.

Essa suspeita pode ser levantada devido aos sintomas e antecedentes do paciente, ou, ainda, pode ser evidenciada em algum exame de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou exames de visualização direta, como laringoscopia direta ou nasofibrolaringoscopia.

Por se tratar de uma região com muito reflexo de tosse, a laringe é um órgão de avaliação limitada no paciente acordado. Nesse contexto, a laringoscopia de suspensão oferece muitas possibilidades diagnósticas e terapêuticas.

Qual profissional realiza a laringoscopia de suspensão?

O cirurgião de cabeça e pescoço e o otorrinolaringologista são os dois profissionais habilitados a realizarem esse procedimento.

Por conta das particularidades de ambas as formações, os cirurgiões de cabeça e pescoço estão mais habituados a investigar e tratar tumores malignos, enquanto os otorrinolaringologistas apresentam ampla experiência na avaliação de alterações benignas das cordas vocais

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi