Skip to main content

Cisto do Ducto Tireoglosso


Cisto do Ducto Tireoglosso

O que é cisto do ducto tireoglosso?

O ducto tireoglosso é o caminho que a glândula tireoide percorre durante o período gestacional. Ela surge por volta da oitava semana de vida na região da base da língua e, ao longo das semanas seguintes, segue um trajeto descendente até chegar na posição habitual dela, na base do pescoço.

No desenvolvimento embrionário correto, esse ducto por onde a glândula tireoide passou se oblitera, ou seja, vai se fechando aos poucos até deixar de existir. Em algumas pessoas, no entanto, pode se formar um nódulo cístico que permanece nesta região.

Desta forma, o cisto do ducto tireoglosso é uma alteração congênita (que acontece durante o período embrionário) e benigna.

Quais são os sintomas do cisto do ducto tireoglosso?

Quando presente, o cisto do ducto tireoglosso pode ser visível desde o período neonatal, mas, em grande parte dos casos, só vai se manifestar na infância, ou, mais raramente, durante a vida adulta.

O cisto do ducto tireoglosso é percebido como um nódulo amolecido na linha média do pescoço, em qualquer altura que vai desde o assoalho da boca até a parte mais baixa do pescoço.

O que esse cisto apresenta de mais característico é a mobilização vertical que ele apresenta ao se colocar a língua para fora, conhecido como sinal de Sistrunk.

Episódios de dor, inchaço e inflamação são possíveis de acontecer, mas, na maioria das vezes, se manifesta apenas como nódulo indolor e móvel na linha média do pescoço.

Quais são as opções de tratamento?

O cisto do ducto tireoglosso é tratado de forma cirúrgica, em um procedimento chamado cirurgia de Sistrunk. Essa cirurgia consiste na realização de um pequeno corte na região anterior do pescoço, com a retirada do cisto e de todo o seu trajeto até a base da língua.

Este procedimento é realizado sob anestesia geral, e apresenta baixas taxas de complicação ou recidiva. 

Não há idade certa para realizar este procedimento; o mais comum é ser realizado após o seu diagnóstico.

Em algumas situações pode ser utilizado o mesmo momento cirúrgico para abordagem da glândula tireóide. O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional responsável por essa avaliação e realização do tratamento.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi