Skip to main content

Glândulas Salivares Menores


Glândulas Salivares Menores

O que são as glândulas salivares menores?

As glândulas salivares menores são estruturas de pequenas dimensões, geralmente alguns milímetros, e estão espalhadas em toda a parte superior dos nossos aparelhos respiratórios e digestivo, sendo particularmente presentes na cavidade oral, céu da boca e orofaringe (garganta).

É estimado que um ser humano possua entre 600 a 1.000 glândulas salivares menores. Habitualmente elas não são vistas, pois se encontram abaixo da mucosa que reveste o trato digestivo e respiratório; ou seja, estão localizadas na camada que chamamos de submucosa.

Quais são os sintomas das glândulas salivares menores?

São poucas as patologias que podem acometer as glândulas salivares menores, sendo que as lesões malignas correspondem à grande parte das causas.

Os sintomas são variáveis, mas podem se manifestar como úlcera, dor, abaulamento ou saída de secreção. Dado o risco de se tratar de uma lesão maligna, tais sintomas devem ser avaliados com brevidade por um cirurgião de cabeça e pescoço.

Quais são as opções de tratamento?

A suspeita clínica e a realização de exames de imagem e biópsia geralmente são suficientes para realizar o diagnóstico e planejar o tratamento.

O tratamento da maior parte das lesões que acometem as glândulas salivares menores, sobretudo quando se trata de lesões de natureza maligna, é a retirada cirúrgica da lesão. Tratamentos adicionais após a cirurgia, como quimio ou radioterapia, são frequentes, mas dificilmente o tratamento cirúrgico é evitado.

A cirurgia exata realizada para o tratamento vai depender da localização da lesão, do tamanho, da relação com as estruturas ao redor e com o estadiamento da doença. Por este motivo, a investigação precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e diminui os impactos causados pelo mesmo. Consulte um cirurgião de cabeça e pescoço para mais esclarecimentos.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi