Skip to main content

Sialolitíase


O que é sialolitíase?

O que é sialolitíase?

Sialolitíase é o nome técnico utilizado para se referir à formação de cálculo (pedra salivar) nas glândulas salivares.

Pode ocorrer em qualquer glândula salivar maior (parótida, submandibular e sublingual), e é mais frequente na glândula submandibular, devido à anatomia desta glândula.

 O processo de formação dos cálculos não é plenamente conhecido, mas sabe-se que a baixa ingesta de água e líquidos, o uso de alguns medicamentos, o hábito de fumar e uma higiene oral ruim favorecem o surgimento dos cálculos.

Quais são os sintomas da sialolitíase?

A sialolitíase gera uma obstrução na drenagem de uma das glândulas produtoras de saliva. Portanto, é esperado que a glândula afetada apresente inchaço, dor, vermelhidão e aumento do volume. 

A localização desses sintomas vai depender de qual glândula foi afetada. Quando ocorre na glândula submandibular, esses sintomas são percebidos no soalho oral, ou seja, abaixo da língua. No caso de acontecer na glândula parótida, o inchaço ocorre na região pré auricular (à frente da orelha).

Quais são as opções de tratamento?

As duas formas mais estabelecidas de tratar a sialolitíase são através de procedimentos endoscópicos (sialoendoscopia) e cirurgias abertas (retirada da glândula acometida ou aumento da abertura do canal de saliva da glândula).

Na fase aguda também são utilizadas medicações para dor e orientações dietéticas.

O cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional mais indicado para lidar com as sialitíases, desde o diagnóstico até o tratamento.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi