Os hemangiomas são tumores benignos que ocorrem devido a má formação e má organização de vasos sanguíneos, sobretudo de veias. Habitualmente são lesões congênitas, ou seja, estão presentes desde o período embrionário; no entanto também podem ocorrer mais tardiamente, como em crianças e adultos.
Não há fatores de risco conhecidos para o surgimento de hemangiomas, e podem surgir tanto na pele como dentro de órgãos, como o fígado.
Quais são os sintomas de hemangiomas?
A apresentação mais comum de um hemangioma é como uma lesão nodular de cor roxa, vermelha ou azulada, cujo tamanho pode variar desde lesões muito pequenas até lesões grandes, que atrapalham o funcionamento de órgãos ao redor.
Os hemangiomas costumam ser indolores, e tendem a sumir ao longo dos primeiros anos de vida.
Quais são as opções de tratamento?
Nem todos os hemangiomas necessitam de tratamento. A maior parte dos hemangiomas apresenta regressão completa e espontânea ao longo de alguns anos.
A intervenção costuma ser indicada nos hemangiomas que geram impacto nas estruturas ao redor, como os que se situam nas pálpebras e, desta forma, podem atrapalhar o desenvolvimento ocular.
O tratamento geralmente é feito com uso de medicações ou injeção de substância esclerosante. O tratamento cirúrgico é reservado para casos refratários, ou que necessitem de uma resolução rápida para não afetar as funções vitais do paciente.