Skip to main content

O que fazer ao perceber um caroço no pescoço?

Os nódulos e massas cervicais podem acontecer com qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. Os sintomas associados podem ser os mais diversos possíveis: dor, alteração na voz, dificuldade para engolir, alteração da pele e sensação de aperto estão entre os mais comuns.

São muitas as causas possíveis de surgimento de caroço no pescoço. Avaliamos sempre a idade, os antecedentes médicos do paciente, a localização do nódulo, o tempo de evolução e a presença de sintomas associados para formularmos as primeiras hipóteses.

De forma geral, dividimos os caroços no pescoço em três categorias principais:

  • Causas inflamatórias: muito comuns, pois incluem os linfonodos (ínguas, gânglios) que aumentam de forma reativa a algum processo infeccioso ou inflamatório local (por exemplo em casos de gripes ou amigdalites)
  • Causas congênitas: mais comum nas crianças, e também são relativamente frequentes; incluem os cistos branquiais, o cisto do ducto tireoglosso e os linfangiomas
  • Causas neoplásicas: a depender dos antecedentes do paciente em questão, podem ser a causa mais provável; incluem desde linfonodos acometidos por um tumor de tireoide ou de boca, até linfonodos relacionados a tumores de pele ou linfoma. 

Surgimento de caroço no pescoço deve ser avaliado com cuidado, mas não é motivo para desespero!

Como vimos acima, existem muitas causas possíveis para surgimento de nódulos no pescoço.

Muitas dessas causas são benignas, e eventualmente exigem apenas acompanhamento. Mas, como existe a possibilidade de diagnósticos mais graves, um cirurgião de cabeça e pescoço deve ser consultado para realizar a investigação.

Como se investiga um caroço no pescoço?

A realização de exames complementares quase sempre é necessária quando estamos avaliando um nódulo cervical.

No entanto, a escolha pelo exame adequado depende da hipótese que é levantada na consulta, e isso só pode ser feita após uma consulta detalhada, com exame físico e avaliação dos antecedentes.

Alguns exames são especialmente úteis na investigação de nódulos cervicais, em especial a ultrassonografia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a punção aspirativa.

O cirurgião de cabeça e pescoço sabe indicar o exame mais adequado, sempre levando em consideração as hipóteses mais prováveis.

Não ignore os sinais!

Agende sua consulta com o Dr. Marcus Horiuchi